quarta-feira, 3 de julho de 2013

Wi-Fi e Efeito Dopple

Para quem não sabe, o Efeito Doppler é a uma "distorção" das ondas vindas de um objeto que está em movimento em relação ao observador. Por exemplo: quando um carro passa por nós com o som alto, nós vamos ouvindo a música ficar meio distorcida, isso é o efeito Doppler. E ele ocorre pois o movimento do carro faz com que a ondas não fiquem tão parelhas, como são quando saem de um objeto parado. E esse efeito se aplica a qualquer coisa que se propague como onda.
Nós vivemos em um mundo cheio de ondas de rádio para lá e para cá, e isso não é diferente com nossa internet Wi-Fi, pois esse sistema usa um certa frequência de rádio para poder transmitir os dados sem a necessidade de fio. Essas ondas emitidas por ele batem nas coisas e se espalham em várias direções, até mesmo voltando para o ponto de origem, assim, usando o efeito Doppler, é possível, através da interpretação dessas ondas, enxergar coisas através das paredes. Pois basta medir a distorção criada pelo efeito Doppler e descobrir o que está acontecendo na sala ao lado.

Visão de Raio-X

x-ray-vision--large-msg-127862476852
Um dos poderes mais famosos do Superman é sua capacidade de enxergar através das coisas com sua visão de Raio-X, mas não são apenas esse tipo de raio que nos dá a capacidade de ver através das paredes, existem outras coisas que possibilitam isso. E as ondas de rádio servem muito bem para enxergarmos através de coisas concretas.
E agora uma equipe de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) descobriu que o roteador de Wi-Fi comum pode ser usado para ver o que acontece dentro da nossa casa através das paredes… Isso mesmo, uma pessoa com conhecimento bom o bastante, pode simplesmente invadir seu roteador e usá-lo para ver o que você faz quando está sozinho no seu quarto…

Um bom uso

6a00d8341bf67c53ef017743f4b6f6970d-800wi
O MIT acredita que essa técnica para enxergar coisas do outro lado de paredes com Wi-Fi possa ser usada em ocasiões de sequestro, resgate em lugares onde aconteceram acidentes e esse tipo de evento, pois a possibilidade de enxergar através de coisas de até um metro é uma grande vantagem.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, mas quem sabe um dia, nem mesmo no escuro do nosso quarto, não estaremos seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário