domingo, 30 de junho de 2013

baleia-unicórnio

Brasileiro fotografa 'baleia-unicórnio' em expedição ao Ártico

Baleia narval macho fotografado por Daniel Botelho durante expedição (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
No início de junho, o fotógrafo brasileiro Daniel Botelho participou de uma expedição de dez dias pelo Polo Norte. De volta ao país há aproximadamente uma semana, Botelho trouxe na bagagem fotos de icebergs, paisagens de gelo e baleias narval, uma espécie natural do Ártico e conhecida pelo macho possuir uma presa de marfim semelhante a um chifre de unicórnio. Por isso, as baleias narval também são chamadas de 'baleia-unicórnio'.

Munido por roupas especiais, máscaras, luvas e equipamentos de mergulho, o fotógrafo começou a viagem em Otawwa (Canadá) e seguiu para um povoado chamado Arctic Bay. De trenó, Botelho levou dois dias até chegar ao acampamento da expedição, montado em uma região congelada do oceano. As temperaturas fora da água chegavam a 30ºC negativos.

Em entrevista ao "G1", contou que nadou cerca de um quilômetro para longe do grupo para fotografar as baleias e, mesmo com o o tempo ruim e clima severo, encontrou uma narval macho que se deixou fotografar. Quando decidiu retornar ao grupo da expedição, Botelho teve uma das maiores surpresas da viagem. "Eu olho para o lado, sinto um cutucão na perta esquerda, é uma narval fêmea me cutucando, perto", contou o fotógrafo ao site.
Narval fêmea (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)
Membros da expedição caminhando sobre o gelo (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)

Iceberg fotografado em mergulho durante expedição ao Ártico (Foto: Divulgação/Daniel Botelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário